Objetivo: Configurar permissões de acesso a relatórios, alterar nomenclatura e posicionamento
Localização: Controle\Configuração e Permissão de acesso a Relatórios
Acesso: Exclusivo para Administradores
Matéria: Aplicável a todas as Matérias
Acesse:
Controle \ Configuração e Permissão de acesso a Relatórios

Ao acessar a ferramenta você terá disponível para edição todos os relatórios existentes no Sistema, na mesma ordem apresentada no Menu de Relatórios, conforme demonstra a imagem a seguir:


Selecione o relatório que deseja editar
Ao acessá-lo, uma janela será apresentada com as seguintes possibilidades, conforme a imagem:

# Alterar o Nome do Relatório

Nesta janela você tem as seguintes opções de edição:
Altere a nomenclatura e clique no ícone para salvar sua alteração.
# Alterar o posicionamento apresentado do relatório
Conceituando:
A ordenação dos relatórios será apresentada de acordo com os seguintes parâmetros:
- Ordena de acordo com o Grupo

Neste item o Grupo denominado “Book de relatórios” tem a posição “0” ocupando assim o primeiro lugar entre os grupos restantes.

Ordena de acordo com a Ordem Especificada no campo ordem
Nesta opção o “(*) Relatório de Estoque de Processos (Dados Históricos)” possui ordem “0” e, portanto encabeça a lista de processo.
# Ordena de acordo com a nomenclatura (ordem alfabética)
Importante
Caso a ordem não seja apresentada ou haja a mesma ordem para dois relatórios na mesma raiz, o padrão é a organização por ordem alfabética

# Alterar a situação do relatório

No campo situação você pode indicar se o relatório está Ativo para acesso pelos usuários ou inativo.
Em caso de Inativação o relatório não estará disponível para consulta por nenhum usuário, salvo o administrador.
# Grupos de relatórios
Conceituando:
Um relatório existente no Gerpro.com pode pertencer a nenhum grupo de relatórios e, portanto o mesmo será disponibilizado para consulta na raiz externa dos nós, ou seja, na tela principal de consulta conforme o exemplo do relatório “Agenda por período” ao lado:

Outrossim, os relatórios podem pertencer a um Grupo de Relatório identificado na ferramenta pelo ícone

Ao indicar um relatório como “Pertence ao Grupo”, o relatório será disponibilizado dentro da pasta ao qual o mesmo fora indicado.
Para alterar um Grupo Relatorial basta selecionar o respectivo grupo e salvar os dados.
# Acesso Exclusivo
A ferramenta restringe acesso aos relatórios de acordo com a necessidade apresentada.
**SEM RESTRIÇÃO**
Com esta opção selecionada todos os perfis e senhas independente da classificação, têm acesso aos relatórios disponibilizados.
Importante:
Caso a senha possua um perfil de escritório, ou perfil Regional, a mesma visualizará apenas as informações respectivas à sua pasta.
Os perfis listados no combo-box , devem possuir acesso ao menu de relatórios conforme demonstrado abaixo, pois caso contrário, os perfis não estarão disponíveis para visualização.
Para incluir o perfil de acesso a relatórios siga as seguintes instruções:
Acesse no menu controle o seguinte link: Criação e Configuração dos Perfis das Senhas de Acesso
# Criação e Configuração dos Perfis das Senhas de Acesso

Selecione o perfil desejado


Disponibilize acesso ao menu Tarefas “Acesso aos Relatórios” permitindo Inclusão e Alteração.
O Combo-box estará disponível para edição do perfil.
Para as empresas/escritórios que possuem os relatórios personalizados, é possível dar permissão, alterar a nomenclatura e restringir informações destes relatórios.
Basta apenas clicar no nome do relatório e indicar a que grupo Pertence, se o relatório está ativo ou Inativo e qual perfil tem acesso a este relatório.
