1- Introdução
A ferramenta possibilita ao administrador do Sistema configurar os acessos dos campos, tarefas e regras específicas para cada perfil desejado. A ferramenta encontra-se em “Controle > Criação e Configuração dos Perfis das Senhas de Acesso”.
Essa ferramenta possibilita que o Administrador possa criar perfis de acesso, indicando o que o perfil pode ou não pode fazer, dentro das opções de inclusão, alteração e exclusão de todas as áreas do sistema, e depois disso, vincular esses perfis a usuários do sistema, limitando-os as regras criadas para cada perfil.
. Criando e configurando um Perfil
Para criar um perfil novo, basta preencher a caixa “Descrição” dando um nome ao perfil (Como exemplo: Perfil Escritório, Perfil leitura) e clicar em salvar. Logo, seu novo perfil estará aparecendo na listagem. E para configurar esse perfil, basta clicar no Perfil que deseja configurar. No exemplo abaixo iremos configurar [Todos os Perfis]:
. Perfil Padrão (Default)
Quando não há especificação de perfil ao usuário cadastrado no sistema, este usuário recebe o perfil padrão de ação. Este perfil tem acesso a todas as áreas do sistema, excluindo-se a possibilidade de cadastramento de novos processos no sistema, ou seja, perfil por default tem possibilidade de incluir ou alterar todos os tipos de dados no Gerpro.com, evidentemente excluindo-se o cadastro conforme esclarecido acima. Por isso é necessário sempre vincular uma Senha a um perfil na hora de criar as senhas no sistema Gerpro.
Verificar o Manual sobre Criação de Senhas: Como Criar uma nova Senha
Ao clicar em algum perfil para configurar, o sistema abrirá a tela abaixo para que o usuário ou o administrador possa configurar esse perfil com as regras de ação. A configuração segue uma regra de Inclusão, Alteração e Exclusão para cada tarefa.
Como explicado acima, cada tarefa segue a função de Incluir, Alterar ou Excluir. Quando a tarefa refere-se ao cadastro de dados sistêmicos, a função permite INCLUIR = SIM significa que o perfil tem acesso a Inclusão de Novos dados na tarefa especificada. Quando a tarefa refere-se ao cadastro de dados sistêmicos, a função permite INCLUIR = NÂO, significa que o perfil tem acesso apenas de visualização dos dados incluídos sem opção de apagar os mesmos.
Quando a tarefa refere-se à função de ALTERAR=SIM, o perfil indicado tem possibilidade de alterar dados já cadastrados no sistema, ou seja, dados que foram incluídos anteriormente. Quando a tarefa refere-se à função de ALTERAR=NÂO o perfil indicado não tem possibilidade de alterar nenhum dos dados já cadastrados no sistema, ou seja, dados que foram incluídos anteriormente.
Quando se tratar de uma tarefa de visualização como, por exemplo, um relatório ou acesso ao Menu, entende-se que o perfil não tem dados a serem incluídos e/ou alterados, apenas visualizados. Neste caso recomendamos que o cadastro seja realizado com as funções INCLUIR E ALTERAR = sim ou INCLUIR E ALTERAR = Não, onde a visualização dos dados será disponibilizada.
2- Configurando as Tarefas
Ao clicar na aba tarefas, e clicar em incluir um novo item, o sistema vai disponibilizar uma caixa com as tarefas para que o usuário possa escolher e definir para o perfil selecionado. Nesse caso escolhemos o cadastro de processos como uma tarefa para esse perfil.
Perceba que ao escolher a tarefa, eu também devo selecionar o que o perfil pode ou não pode realizar em cima dessa tarefa. Assim, quando selecionei “Cadastro de Processos” escolhi também que esse perfil pode “Incluir” e pode “Excluir” o processo. Mas ao deixar a caixa de “Alteração” desmarcada, significa que o perfil não pode alterar qualquer dado dos processos.
Conforme for preenchendo as tarefas do perfil, o sistema irá listar todas elas com suas respectivas limitações, como inclusão, alteração e exclusão, para cada tarefa. Logo, tudo o que estiver nessa listagem, o perfil está configurado a fazer ou não fazer. E tudo o que não estiver listados, como Default, ele irá poder realizar. Por isso é importante sempre estar configurando o perfil conforme a demanda do usuário em questão, conforme imagem abaixo.
3- Outras Padrões de Configuração
3.1 Acesso a Agenda Trabalhista(Relatório) – Permitir acesso ao item Pauta de Compromisso Trabalhista localizado na tela inicial do sistema.tus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Neste caso recomendamos que o cadastro seja realizado com as funções INCLUIR E ALTERAR = sim ou INCLUIR E ALTERAR = Não, onde a visualização dos dados será disponibilizada. Exemplo:
3.2 Acesso ao Menu Pesquisa: Neste caso recomendamos que o cadastro seja realizado com as funções INCLUIR E ALTERAR = sim ou INCLUIR E ALTERAR = Não, onde a visualização dos dados será disponibilizada. Exemplo:
3.3 Acesso ao Menu Relatórios: Neste caso recomendamos que o cadastro seja realizado com as funções INCLUIR E ALTERAR = sim ou INCLUIR E ALTERAR = Não, onde a visualização dos dados será disponibilizada. Exemplo:
3.3 Acesso ao Menu Tabelas: Neste caso recomendamos que o cadastro seja realizado com as funções INCLUIR E ALTERAR = sim ou INCLUIR E ALTERAR = Não, onde a visualização dos dados será disponibilizada. Exemplo:
3.4 Acesso ao Menu Docto: Neste caso recomendamos que o cadastro seja realizado com as funções INCLUIR E ALTERAR = sim ou INCLUIR E ALTERAR = Não, onde a visualização dos dados será disponibilizada. Exemplo:
3.5 Acesso ao Menu Andamentos: Neste caso recomendamos que o cadastro seja realizado com as funções INCLUIR E ALTERAR = sim ou INCLUIR E ALTERAR = Não, onde a visualização dos dados será disponibilizada. Exemplo:
3.6 Acesso ao Menu Financeiro: Neste caso recomendamos que o cadastro seja realizado com as funções INCLUIR E ALTERAR = sim ou INCLUIR E ALTERAR = Não, onde a visualização dos dados será disponibilizada. Exemplo:
3.7 Acesso ao Menu Objetos: Neste caso recomendamos que o cadastro seja realizado com as funções INCLUIR E ALTERAR = sim ou INCLUIR E ALTERAR = Não, onde a visualização dos dados será disponibilizada. Exemplo:
3.8 Acesso ao Menu Partes: Neste caso recomendamos que o cadastro seja realizado com as funções INCLUIR E ALTERAR = sim ou INCLUIR E ALTERAR = Não, onde a visualização dos dados será disponibilizada. Exemplo: